Home | IMAGENS DALUZ versão original | Automobilismo 2010 | Automobilismo/motor racing | Kart | Automobilismo Antigo | Motovelocidade | Eventos e Esportes | Turismo Brasil | Turismo Mundial | Contacto | Livro de Visita/Guestbook | Links | Wallpaper | Portfolio

500 KM DE SÃO PAULO DE 2009

logo.jpg

500km09.corr.largada.500px.jpg

Fotografias
photos
284 já publicadas - 5 álbuns
atualização 17/08/2009

*logo da Divulgação da Prova
fotos: Rogério P.D. Luz

500km09.corr.montagem.com.texto.jpg
clicar p/aumentar

500km09.corr.04.tn.jpg
O Spyder que se acidentou com o Porsche

500km09.corr3.62.1636.spy.tn.jpg

Acidente na Curva do Café fez lembrar tragédia de Rafael Sperafico

 

O presidente do Automóvel Clube Paulista, o ex-piloto Emilio Zambello, já se dirigia ao posto de sinalização para dar a bandeirada de chegada da prova de endurance 500 km de São Paulo, disputada ontem em Interlagos pela 27ª vez, quando o diretor de prova Ernesto Costa e Silva, do alto da torre do Autódromo Municipal José Carlos Pace, determinava: “Bandeira vermelha, prova encerrada!”. A justificativa para tão radical decisão estava traduzida em destroços de vários carros na Curva do Café, ocasião em que os líderes se aproximavam da linha de chegada para o complemento da 114ª volta e, também, receber o aviso de que faltariam ainda três.

Nonô Figueiredo, com o Porsche 911 GT3 RSR da equipe Stuttgart, vinha perseguindo o líder Daniel Serra (Ferrari F430 GT3), que estava cerca de 2s à frente. Na Curva do Café, no momento em que fazia a ultrapassagem sobre o Spyder Race de Claudemir Barros (Equipe MC Fernandes), então retardatário, houve um choque entre ambos.

As imagens captadas pela câmera posicionada com interior do Porsche, operada pelo repórter fotográfico Carsten Horst, mostram com exatidão o momento do choque. Nonô, no lado interno da pista, ainda jogou seu carro no acostamento para evitar a batida, mas não foi possível evitá-la.

Enquanto Nonô se dirigia para os boxes com o pneu traseiro direito furado e a estrutura do Porsche comprometida em razão por ter rigorosamente decolado e quase capotado, Barros batia violentamente nas defensas da parte externa da pista. Ao retornar, desgovernado, foi colhido pela Ferrari F430 Challenge de Pedro Queirolo, da FG Racing, que ainda conseguiu desviar para evitar um choque lateral de altas proporções, embora não tenha conseguido evitar a batida.

Ao ser resgatado, Barros foi levado para o centro médico e lá, sob os cuidados da equipe médica sob a responsabilidade da Dom Bosco Remoções, passou por uma série de exames. O coordenador Ricardo Mendes chegou a se preparar para uma eventual remoção do competidor para um hospital, mas Barros deixou o local em seguida, caminhando, e brincando com o fato de não poder falar muito por causa de um corte na língua.

Esportista habitual das competições regionais da Federação de Automobilismo de São Paulo, Barros é muito conhecido em Interlagos por seu constante alto astral. Sofreu também com uma marca muito acentuada do cinto de segurança no pescoço e uma luxação na perna direita. No final, seus parceiros de pistas, Daniel Gianfratti e Carlos Ortoloni, pareciam mais preocupados do que o próprio acidentado. Não era para menos. Os destroços no protótipo denunciavam a violência do choque.

Dessa forma, foi validado o resultado da 113ª volta como sendo o final e a equipe Via Itallia, de Francisco Longo e Daniel Serra, comemorou a vitória.

 

texto: Américo Teixeira Jr.

500km09.corr3.53.1519.pors.tn.jpg
o Porsche após o acidente

2009 - Ferrari F430 GT3 e Porsche GT RSR
500km09.corr.ferrari.porsche.500px.jpg
Daniel Serra/Chico Longo
500 km de São Paulo: Chico Longo e Daniel Serra vencem em Interlagos com Ferrari
A prova foi encerrada há três voltas do final em razão de forte acidente na Curva do Café
 

texto e tabela: Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

A equipe Via Itallia, de Francisco Longo e Daniel Serra, venceu neste domingo, em Interlagos, a 27ª edição da prova 500 km de São Paulo, que contou com 27 carros na largada. Com Ferrari F430, a dupla completou as 113 voltas em 3h12min31s930. A prova foi interrompida três voltas antes do final programado de 117 passagens pelos 4.309 metros do Autódromo Municipal José Carlos Pace. O motivo foi um acidente na volta 114 envolvendo Claudemir Barros, Nono Figueiredo e Pedro Queirolo, que fez lembrar a tragédia que resultou no falecimento do piloto Rafael Sperafico.

Nonô Figueiredo, com o Porsche 911 GT3 RSR, vinha perseguindo o líder Daniel Serra, que estava cerca de 2s à frente. Na Curva do Café, no momento em que fazia ultrapassagem sobre o Spyder Race de Claudemir Barros, então retardatário, houve um choque entre ambos. Enquanto Nonô se dirigia para os boxes com o pneu traseiro direito furado e a estrutura do Porsche comprometida em razão por ter rigorosamente “decolado”, Barros batia violentamente nas defensas da parte externa da pista. Ao retornar desgovernado, foi colhido pela Ferrari F430 Challenge de Pedro Queirolo, da FG Racing, que ainda conseguiu desviar para evitar um choque lateral de altas proporções, embora não tenha conseguido evitar a batida.

Apesar de as conseqüências não terem sido graves – Barros teve um corte na língua e uma luxação no pescoço – a quantidade de destroços e a necessidade de resgatar o piloto imediatamente fizeram com que o diretor de prova Ernesto Costa e Silva determinasse a bandeira vermelha. Dessa forma, foi validado o resultado da 113ª volta como final.

As cinco posições do pódio foram ocupadas por carros da categoria I. O estouro de dois pneus não impediu que trio Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo conquistasse o 2º posto, seguido por Eduardo de Souza Ramos, Leandro de Almeida e Guilherme Spinelli, que enfrentaram problemas de freios praticamente durante toda a corrida no Ford GT da equipe Old Boys. Valter Rossete e Norberto Gresse Filho, com Maserati Light da FG Racing, e os pilotos do Porsche 911 GT3 Cup (Scuderia 111), Guilherme Figueroa e Pedro Gomes completaram o pódio da geral.

Entre os competidores da categoria II, o trio do BMW M3 da equipe Eurobike – Henry Visconde, Fábio Sotto Mayor e Ricardo Landi faturaram a vitória. Landi, aliás, foi o único piloto desta edição a vencer em duas categorias, pois ele também conduziu o outro carro da equipe, o Volvo C30, ao lado de Geciel de Andrade no grupo IV. Entre os protótipos nacionais da categoria III, o grande domínio foi de Lorenzo e Paulo Varassin, com o Protótipo OCR, que lideraram praticamente todas as 98 voltas completas pela classe.

Mas se essas equipes festejavam resultados positivos, a Metal Moro, pelo contrário, via-se alijada da prova por um filtro de óleo do motor, peça que custa menos de R$ 50. Conduzido por Juliano Moro e Christian Castro, o Protótipo MRX registrou o melhor tempo de todo o final de semana e garantiu a pole position. Mas na 11ª volta o carro encostava lentamente ao final da reta oposta e foi rebocado para os boxes. Uma rachadura no filtro provocou forte vazamento e Ademar Moro, o chefe da equipe, optou por não retornar para não correr o risco de perder o motor, preparado por Daniel Prato.

Classificação final da prova:

 

R

Pilotos

Equipamento

Cat

V/T

1

1

Francisco Longo, Daniel Serra

Ferrari F430 Challenge

I

 113voltas/3h12min31s930

2

911

Marcel Visconde, Max Wilson, Flávio Figueiredo

Porsche GT3 RSR

I

a 2s477

3

5

Eduardo Souza Ramos, L.Almeida, G.Spinelli

Ford GT

I

a 5 voltas

4

21

Valter Rossete, Norberto Gresse Filho

Maserati Light

I

a 6 voltas

5

9

Gulherme Figueroa, Pedro Gomes

Porsche 911 GT3 Cup

I

a 7 voltas

6

13

Pedro Queirolo, Marcelo Santa'anna

Ferrari F430 Challenge

I

a 8 voltas

7

20

Lorenzo Varassin, Paulo Varassin

Protótipo OCR

III

a 8 voltas

8

11

Osvaldo Ferreira, Aloysio Moreira

Protótipo Spyder Race

III

a 10 voltas

9

105

Vanue Faria, Leonardo Vital

Maserati Lihgt

I

a 10 voltas

10

70

Henry Visconde, Fábio Sotto Mayor, Ricardo Landi

BMW M3

II

a 15 voltas

11

22

Uberto Molo, Anderson Faria, Istvan Minachi

Ferrari 360

I

a 15 voltas

12

15

Geciel de Andrade, Ricardo Landi

Volvo C30 2.0

IV

a 24 voltas

13

85

Giocondo Rossi Neto, Luiz Gustavo Rossi

Protótipo Spyder Race

III

a 25 voltas

14

913

Carlos E. Barros, Roberto Martinez, Wald.Paiva Jr.

Protótipo Spyder Race

III

a 25 voltas

15

77

Claudemir Barros, Daniel Gianfrati, Carlos Ortoloni

Protótipo Spyder Race

III

a 32 voltas

16

74

Maurício Olio, André Carrillo

Chevrolet Omega

II

a 36 voltas

16

28

Juliano Moro, Christian Castro

MRX Audi 1.8

I

a 40 voltas

17

27

Felipe Benitez, Renan Guerra

Protótipo Spyder Race

III

a 54 voltas

18

96

Marcos Philippi, Márcio Philippi

Chevrolet Omega

II

a 57 voltas

19

2

Roberto Posses, André Posses

Protótipo Astra

I

a 62 voltas

20

56

Paulo Roberot Baldini, Ricardo Simon Flaquer

Protótipo Spyder Race

III

a 67 voltas

21

12

Walter Salles, Ricardo Rosset, Clemente Lunardi

Ford GT

I

a 87 voltas

22

113

Alexandre S. Zaninotto, Christian P.Casal de Rey

Protótipo Spyder Race

III

a 92 voltas

23

32

Paulo Machado, Edson Machado

Prot.Radical Suzuki 1.3

I

a 93 voltas

24

33

Lucas Molo, José Mário Castilho, Maurízio Mediani

Ferrari GT2

I

a 96 voltas

25

54

Rodrigo Gonçalves, Fabrício Colla

Prot.Spyder Race  2.0

III

a 102 voltas

27

19

Emerson Pinheiro, Rodrigo Bianchini

Volkswagen Gol 2.0

IV

a 105 voltas

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhor volta: 911, volta 4 (Max Wilson), 1min35s357

 

 

 

 

 

500km09.corr.02.tn.jpg

500km.28.01.658.tn.jpg

Juliano Moro e Christian Castro assinalam a pode com o Protótipo MRX

 

Os pilotos Juliano Moro e Christian Castro, com o Protótipo MRX da equipe Metal Moro, conquistaram a pole position para a prova 500 km de Interlagos, cuja 27ª edição será disputada amanhã no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), com largada prevista para as 13h05 para aproximadamente quatro horas de corrida. Construído por Ademar Moro, o carro equipado com motor desenvolvido a partir de uma plataforma Audi 1.8 percorreu os 4.309 metros do circuito em 1min30s973, média de 170,527 km/h. A primeira fila foi completada pela dupla da Ferrari formada por Francisco Longo e Daniel Serra. Com o modelo F430 GT3 da equipe Via Itallia, a Serra marcou 1min33s207.

Na categoria II, o melhor tempo foi assinalado por Henry Visconde e Fábio Sotto Mayor. Os pilotos da equipe Eurobike levaram o BMW M3 ao tempo de 146s374. No Grupo II, dos protótipos nacionais com motorização até 2.0 litros, a pole foi do OCR de Paulo e Lorenzo Varassin com 1min42s085. Entre os carros de Turismo, inscritos na categoria IV, ninguém foi mais rápido do que Emerson Pinheiro e Rodrigo Bianchhini com o VW Gol da EF Competições. O tempo da pole foi 1min57460.

Todo o domingo será repleto de atrações para o público em Interlagos, que terá entrada franca, mediante um quilo de alimento não perecível. Além da prova principal, haverá corridas de carros antigos, provas de regularidade, shows musicais, exposição de carros clássicos e muito mais.

Veja a classificação completa dos 30 carros que participaram da classificação:

 

P

C

Pilotos

Equipes

Equipamento

Tempos

1

I

28

Juliano Moro, Christian Castro

Metal Moro

MRX Audi 1.8

1min30s973

2

I

1

Francisco Longo, Daniel Serra

Via Itallia

Ferrari F430 GT3

1min33s207

4

I

12

Walter Salles, Ricardo Rosset, Clemente Lunardi

GT Competições

Ford GT

1min33s845

4

I

911

Marcel Visconde, Max Wilson Lima, Flávio Figueiredo

Stuttgart Sport Car

Porsche GT3 RSR

1min34s955

5

I

5

Eduardo Souza Ramos, Leandro de Almeida, Guilherme Spinelli

OLD Boys

Ford GT

1min35s204

6

I

33

Lucas Molo, José Mário Castilho, Maurízio Mediani

Scuderia Tekprom

Ferrari GT2

1min36s946

7

I

13

Pedro Queirolo, Marcelo Santa'anna

FG Racing

Ferrari F430 Challenge

1min40s727

8

I

21

Valter Rossete, Norberto Gresse

FG Racing

Maserati Light

1min41s565

9

I

9

Gulherme Figueroa, Pedro Gomes

Scuderia 111

Porsche 911 GT3 Cup

1min41s597

10

I

105

Vanue Faria, Leonardo Vital

HT Guerra

Maserati Trofeo

1min41s779

11

I

2

Roberto Posses, André Posses

Manelão Racing

Chevrolet Astra

1min41s837

12

III

20

Lorenzo Varassin, Paulo Varassin

OCR Competições

Protótipo OCR

1min43s085

13

I

22

Uberto Molo, Anderson Faria, Istvan Minachi

Scuderia Tekprom

Ferrari 360

1min43s424

14

III

27

Felipe Benitez, Renan Guerra

Dejauto Competições

Protótipo Spyder Race

1min43s680

15

III

11

Osvaldo Ferreira, Aloysio Moreira

Tumiate Competições

Protótipo Spyder Race

1min44s772

16

II

70

Henry Visconde, Fábio Sotto Mayor

Euro Bike Motorsport

BMW M3

1min46s374

17

III

77

Claudemir Barros, Daniel Gianfrati, Carlos Ortoloni

Nico

Protótipo Spyder Race

1min49s588

18

III

113

Alexandre Simões Zaninotto, Christian Pons Casal de Rey

HT Guerra

Protótipo Spyder Race

1min49s635

19

III

54

Rodrigo Golçalves, Fabrício Colla

RS Competições

Protótipo Spyder Race VW AP 2.0

1min50s155

20

II

96

Marcos Philippi, Márcio Philippi

Lobo

Chevrolet Omega

1min52s754

21

III

913

Carlos Estites Barros, Roberto Martinez, Waldemiro de Paiva Jr.

 

Protótipo Spyder Race

1min53s775

22

II

74

Maurício Olio, André Carrillo

Big Power

Chevrolet Omega

1min55s533

23

III

56

Paulo Roberot Baldini, Ricardo Simon Flaquer

Saúva Competições

Protótipo Spyder Race

1min55s571

24

III

85

Giocondo Rossi Neto, Luiz Gustavo Rossi

Saúva Competições

Protótipo Spyder Race

1min55s893

25

IV

19

Emerson Pinheiro, Rodrigo Bianchinni

EF Preparações

Volkswagen Gol 2.0

1min57s460

26

IV

15

Geciel de Andrade, Ricardo Landi

Euro Bike Motorsport

Volvo C30 2.0

2min00s732

27

IV

44

Rafael Correia, Gabriel Correia

Fórmula Kart

Volkswagen Gol

Sem tempo

28

I

966

Ricardo Baptista, Tom Valle

Stuttgart Sport Car

Porsche GT3 RS

Sem tempo

29

I

32

Paulo Machado, Edson Machado

Horus Aero Taxi

Radical Suzuki

Sem tempo

30

IV

37

Cláudio Daruj/Rafael Daniel

Scuderia 111

Maserati Trofeo

Sem tempo

 

 

Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

19 3876-6372 - 19 9749-8111

americotjr@terra.com.br

01 de agosto de 2009

Informe 7

500km.12.03.473.tn.jpg

500km09.corr.03.tn.jpg

Ferrari F430 GT3 de Daniel Serra/Chico Longo, o melhor tempo na 6a. feira, 31/07
 
Na última e 3a. sessão de treinos livres de 6a. feira, 31 de julho, o Ferrari F430 GT3 de Daniel Serra/Chico Longo faz o melhor tempo do dia com 1:33.458, quando a pista já estava um pouco mais seca da garoa que caiu o dia todo em Interlagos.
Nas 2 sessões anteriores, o Ferrari nº 1 ficou em 3º da 2ª sessão e 2º na 1ª sessão
Os dois Ford GT foram a atração com o seu visual, mas não corresponderam às expectativas do melhor tempo e ficaram somente com a 4ª posição, o 12 de

Salles/ Rosset/Lunardi com 1:34.978, à 1.520 do 1º,  e em 5º, o 5 de S. Ramos/ Almeida/Spinelli 1:38.952, à 5.494.

Ao fim, 27 carros entraram na pista.  Conforme o assessor de imprensa Américo Teixeira Jr., houve desistências compensadas com novas inscrições.

Neste ano houve uma melhora qualitativa de carros com 4 Ferraris, 2 Ford GT, vários Porsches sendo 2 de equipe da fábrica, Maseratis, etc.  Espera-se um alto nível de disputa que durará por cerca de 4 horas.

No sábado dia 1/agosto acontecem novos treinos e livres e classificatórios.

Os tempos ficaram assim na 3a. sessão:

1) 1-Longo/ Serra (I), 1:33.458

2) 911-Visconde/ Wilson/Gomes/Figueroa (I), 1:34.372, à .914

3) 28-Moro/ Castro (I), 1:34.733, à 1.275

4) 12-Salles/ Rosset/Lunardi (I), 1:34.978, à 1.520

5) 5-S. Ramos/ Almeida/Spinelli (I), 1:38.952, à 5.494

6) 996-Batista/ Valle (I), 1:40.853, à 7.395

7) 13-Queirolo/ Sant'ana (I), 1:41.749, à 8.291

8) 21-Rossete/ Gresse (I), 1:42.879, à 9.421

9) 9-Figueiroa (I), 1:43.536, à 10.078

10) 20-Lorenzo/ Paulo (III), 1:43.633, à 10.175

11) 22-Molo/ Capparelli (I), 1:45.244, à 11.786

12) 105-Faria/ Vital (I), 1:45.715, à 12.257

13) 37-Daruji/ Daniel (I), 1:46.054, à 12.596

14) 27-Benitez/ Guerra (III), 1:46.374, à 12.916

15) 11-Ferreira/ Moreira (III), 1:46.486, à 13.028

16) 77-Barros/ Gianfrati/Ortoloni (III), 1:46.994, à 13.536

17) 70-Visconde/ Sotto Mayor (II), 1:47.767, à 14.309

18) 55-S. Ramos/ Spinelli (I), 1:51.088, à 17.630

19) 96-Marcos/ Marcio (II), 1:52.989, à 19.531

20) 913-Barros/ Martinez/Paiva Jr. (III), 1:57.424, à 23.966

21) 74-Olio/ Carrillo (II), 1:57.605, à 24.147

22) 19-Pinheiro/ Bianchini (IV), 1:58.226, à 24.768

23) 56-Baldini/ Flaquer (III), 2:05.350, à 31.892

24) 15-Visconde/ Landi (IV), 2:06.407, à 32.949

Fonte: Racing Cronometragem

texto-Rogério P.D.Luz

2009 - Porsche GT3 RSR
500km.911.01.583.tn.jpg
Max Wilson/M.Visconde/Figueroa/Gomes

2009 - Ford GT (5)
500km.05.01.515.tn.jpg
S.Ramos/Almeida/Spinelli

Lista provisória de inscritos registra 37 carros

 

Prova de longa duração será realizada no próximo domingo, 2 de agosto, com largada às 13h00 no Autódromo de Interlagos

 

 

A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no próximo domingo (2 de agosto) no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), já conta com 37 carros inscritos. Como as atividades de pista terão início somente na próxima sexta-feira, as reservas ainda carecendo de confirmação fazem supor que o número final será superior a 40 carros.

 

Além da prova de longa duração, o evento será composto por provas de carros antigos, disputa de regularidade, competição com carros Mitsubishi e o Festival Comolatti. Haverá também exposição de carros antigos, shows de rock e demais atrações para o público que for a Interlagos, que terá portões franqueados.

 

A relação provisória é a seguinte, sempre lembrando que eventualmente poderá haver modificações no número de inscritos, nomes dos pilotos e modelos dos carros:

 

Pilotos

UF

Equipes

Equipamento

Categoria

1

Francisco Longo, Daniel Serra

SP

Via Europa

Ferrari F430 GT3

I

2

Roberto Posses, André Posses

SP

Manelão Racing

Chevrolet Astra

II

5

Eduardo Souza Ramos, Leandro de Almeida

SP

OLD Boys

Ford GT

I

9

Gulherme Figueroa

SP

Scuderia 111

Porsche 911 GT3 Cup

I

11

Osvaldo Ferreira, Aloysio Moreira

PR

Tumiate Competições

Protótipo Spyder Race

III

12

Walter Salles, Ricardo Rosset, Clemente Lunardi

SP

GT Competições

Ford GT

I

13

Pedro Queirolo, Marcelo Santana

SP

FG Racing

Ferrari F430 GT3

I

14

Luiz Abade, Carlos Eduardo Fernandes

SP

HJL Motorsport

Protótipo Spyder Race

III

15

Omilton Visconde, Ricardo Landi

SP

Euro Bike Motorsport

Volvo C30 2.0

IV

17

Dimas de Mello Pimenta II, Dimas de Mello Pimenta III, Rodrigo de Mello Pimenta

SP

Equipe Dimep

Protótipo GTR1 Chevrolet V8

I

19

Emerson Pinheiro, Rodrigo Bianchinni

SP

EF Preparações

Volkswagen Gol

IV

20

Lorenzo Varassin, Paulo Varassin, Fábio Machado

PR

OCR Competições

Protótipo OCR

III

21

Valter Rossete, Maurizio Billi

SP

FG Racing

Maserati Light

I

22

Uberto Molo, Cláudio Capparelli

RJ

Scuderia Tekprom

Ferrari 360

I

27

Felipe Benitez, Renan Guerra

SP

Dejauto Competições

Protótipo Spyder Race

III

28

Juliano Moro, Christian Castro

RS

Metal Moro

MCR-T

I

30

Cleber Faria, Renan Guerra

SP

FG Racing

Ferrari F430 GT3

I

31

Algacir Sermann Filho, Beto Cazuni

PR

CRS Poliservice

Vokswagen Gol

IV

32

Paulo Machado, Edson Machado

PR

Horus Aero Taxi

Protótipo Horus 2.8

I

33

Lucas Molo, José Mário Castilho

RJ

Scuderia Tekprom

Ferrari GT2

I

44

Rafael Correia, Gabriel Correia

SP

Fórmula Kart

Volkswagen Gol

IV

52

Samuel Rossell, Fernando Rebellato, Ricardo Dilser

SP

Bardahl Chevrolet

Chevrolet Vectra GT

II

54

Rodrigo Golçalves, Fabrício Colla

PR

RS Competições

Protótipo Spyder Race

III

56

Paulo Baldini, Ricardo Flaquer

SP

Saúva Competições

Protótipo Spyder Race

III

70

Henry Visconde, Fábio Sotto Mayor

SP

Euro Bike Motorsport

BMW M3

II

74

Maurício Olio, André Carrillo

SP

Big Power

Chevrolet Omega

II

76

Claudemir Barros

 

Saúva Competições

Protótipo Spyder Race

III

77

Aloisio Andrade Filho, Ciro Aliperti Jr.

SP

Nascar Motorsport

MC Nascar 5.0

I

80

Alexandre Finardi, Nelson Silva

 

Power Import

Protótipo Spyder Race

III

81

Eduardo Amorim, Antonio Marcondes

SP

Kira Racing

Protótipo Scorpius

III

85

Giocondo Rossi Neto, Luiz Gustavo Rossi, Sérgio Ventura

SP

Saúva Competições

Protótipo Spyder Race

III

88

Heinz Jurgen Halle, Fábio Steinbruch

SP

HT Guerra

Protótipo Spyder Race

III

105

Vanue Faria, Leonardo Vital

 

HT Guerra

Maserati Trofeo

I

911

Marcel Visconde, Max Wilson Lima

SP

Stuttgart Sport Car

Porsche GT3 RSR

I

966

Ricardo Batista, Tom Valle

SP

Stuttgart Sport Car

Porsche GT3 RSR

I

?

Alexandre Zaninotto

 

Saúva Competições

Protótipo Spyder Race

III

?

Daniel Paluto, Miguel Paludo, Beto Giorgi

 

Fernandes Racing

Maserati Trofeo

I

 

Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

2009 - Ferrari 360
500km.22.01.359.tn.jpg
Uberto Molo/Cláudio Capparelli

Reinhold Joest - Porsche 908/Alemanha
porsche.1972.tn.jpg
vencedor edição 1972 em Interlagos

500 km de São Paulo: Edição de 2009 completa 52 anos de história

 

O Automóvel Clube Paulista inaugurou, em 1957, aquela que se transformaria em uma das mais tradicionais disputas do automobilismo brasileiro.

A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no dia 2 de agosto no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), será mais um capítulo de uma história de puro automobilismo nascida há mais de meio século, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1957.

Naquela ocasião, embalada pela era Juscelino Kubitschek e com o objetivo de divulgar a indústria automobilística brasileira, a prova foi criada com a filosofia de reunir, em um único grid, a resistência do endurance, a velocidades das provas de curta duração e a diversidade de equipamentos.

Quis a história do automobilismo que os nomes de Celso Lara Barberis e de Ruggero Peruzzo fossem eternizados como os primeiros vencedores da prova de 500 km. Disputada pelo anel externo de Interlagos, a corrida foi quase que totalmente dominada por Ciro Cayres, que comandou 105 das 154 voltas programadas.

A competição viveu uma jornada quase ininterrupta desde a sua criação até meados dos anos 70, quando a crise mundial do petróleo interrompeu as atividades do automobilismo brasileiro. A retomada definitiva da já proeminente corrida ocorreu em 1998, já deixando na memória da heróica edição de 1982, quando todos os esforços foram feitos para que a acontecesse com o álcool como combustível.    

As primeiras seis competições foram amplamente dominadas pelos chassis italianos, com predominância da Maserati. Já ao longo da história, alternaram-se na vitória os carros de turismo nacionais e importados, além dos protótipos.

Dos 37 pilotos que subiram ao pódio como vencedores na classificação geral, dois deles dividem a liderança no ranking. Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno obtiveram três vitórias cada um. Já o grupo detentor de duas vitórias é maior e formado por Ruggero Peruzzo, Roberto Galucci, Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco e Max Wilson Lima. No confronto entre marcas, Maserati e Porsche estão na dianteira, com cinco vitórias, num ranking formado por 15 fabricantes no total.

Toda essa estatística poderá ser alterada neste ano, pois Max Wilson Lima terá a chance de obter sua terceira vitória, com Porsche. Em se concretizando esse feito, o atual piloto da Stock Car igualaria o número de vitórias de Barberis e Bueno. Da mesma forma, tanto Porsche quanto Maserati poderão promover o desempate entre as marcas.

Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

19 3876-6372 - 19 9749-8111

americotjr@terra.com.br

27 de julho de 2009

 

Luís Pereira Bueno/Lian Duarte - Porsche 908
porsche.1970.tn.jpg
vencedores da edição 1971 Interlagos

 

 

500 km de São Paulo - Relação dos vencedores

Edição

Data

Local

Pilotos Vencedores

UF

Equipamento

1

7 de setembro de 1957

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo

SP/Itália

Maserati Corvette 4.500cc

2

7 de setembro de 1958

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Fritz D'Orey

RJ

Ferrari Corvette 4.500cc

3

7 de setembro de 1959

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Celso Lara Barberis

SP

Maserati 300S 3.000cc

4

7 de setembro de 1961

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo, Emilio Zambelli

SP/Itália/Itália

Maserati 450S 4.500cc

5

7 de setembro de 1962

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Roberto Galucci

SP

Maserati Corvette 4.500cc

6

7 de setembro de 1963

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Roberto Galucci

SP

Maserati Corvette 4.500cc

7

7 de setembro de 1964

Interlagos, circuito completo de 7.960 metros

Ciro Cayres, Fernando Toco Martins

SP

Abarth Simca 2.000cc

8

31 de outubro de 1965

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Jayme Silva

SP

Abarth Simca 2.000cc

9

7 de setembro de 1966

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Luiz Pereira Bueno

SP

Alpine A110 Renault 1.300cc

10

10 de setembro de 1967

Interlagos, anel externo de 3.250 metros

Totó Porto

SP

Aranae Fórmula V 1.200cc

11

11 de outubro de 1970

Interlagos, anel externo de 3.207 metros

Luiz Pereira Bueno

SP

Protótipo Bino MKII Renault 1.500cc

12

7 de setembro de 1971

Interlagos, anel externo de 3.207 metros

Luiz Pereira Bueno, Lian Duarte

SP

Porsche 908 3.000cc

13

3 de setembro de 1972

Interlagos, anel externo de 3.207 metros

Reinhold Joest

Alemanha

Porsche 908 3.000cc

14

9 de setembro de 1973

Interlagos, anel externo de 3.207 metros

Bird Clemente, Nilson Clemente

SP

Ford Maverick 5.000cc

15

1 de setembro de 1974

Interlagos, anel externo de 3.207 metros

Tite Catapani

SP

Ford Maverick 5.000cc

16

7 de setembro de 1982

Interlagos, anel externo de 3.278 metros

Luiz Alberto Pereira, Nabil Khodair

SP

Chevrolet Opala 4.100cc

17

8 de agosto de 1997

Interlagos, circuito de 4.292 metros

André Lara Resende, Antonio Hermann

SP

Porsche 911 GT3

18

8 de agosto de 1999

Interlagos, circuito de 4.292 metros

José Ney Fonseca, Antonio Chambel Filho

SP

Protótipo Aldee Coupé VW 2.000cc

19

27 de agosto de 2000

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco

RJ/DF

Protótipo Tango BMW 2.000cc

20

26 de agosto de 2001

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco

RJ/DF

Protótipo Tango BMW 2.000cc

21

27 de agosto de 2002

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Paulo Roberto Bonifácio, Denner Pires, Max Wilson

SP

Porsche 911 GT3

22

1 de setembro de 2003

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Alcides Diniz, Paulo Gomes, Pedro Gomes

SP

Mercedes-Benz CLK

23

4 de setembro de 2004

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Xandy Negrão, Guto Negrão

SP

Audi TT DTM

24

31 de julho de 2005

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Frederico Caneda, Charles Rothchield, Álvaro Águia

SP

Protótipo Spyder Race 2000cc

25

30 de julho de 2006

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Lucas Molo, Nelson Silva Jr.

RJ

Ferrari 550 GT

26

15 de junho de 2008

Interlagos, circuito de 4.309 metros

Marcel Visconde, Max Wilson Lima

SP

Porsche 911 GT3 RSR

 

Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)

    

2009 - Protótipo OCR
500km.20.01.578.tn.jpg
Lorenzo Varassin, Paulo Varassin

2009 - Ford GT
500km.12.01.590.tn.jpg
W.Salles/Ricardo Rosset/C.Lunardi

500KM DE SÃO PAULO DE 2009

 

7 de setembro de 1957...aí começou a história de uma das provas mais tradiocionais do automobilísmo brasileiro, "500 Km de Interlagos". Narrada pelo Barão, Wilson Fittipaldi, pela Rádio Pan-Americana, hoje Jovem Pan, marcou Celso Lara Barberis na primeira posição. Celso Lara tambem venceria em 1959 e 1961.
O grid terá importados, protótipos nacionais e Turismo 2.0...Organizada pelo Automóvel Clube Paulista, na sua 27ª edição, será disputada no próximo dia 2 de agosto, em Interlagos.
Dentre os carros importados inscritos, destaque para os dois Ford GT, modelo inspirado no lendário GT40 da montadora norte-americana. Walter Salles Jr. e Ricardo Rosset disputarão a prova pelo time GT Competições, com o mesmo carro que lhes garantiu o vice-campeonato da GT3 em 2008. O outro Ford que estará em Interlagos é o de Eduardo de Souza Ramos e Leandro de Almeida, da Old Boys.

A equipe vencedora da prova do ano passado, a Stuttgart, estará alinhando com a mesma dupla vencedora, formada por Max Wilson e Marcel Visconde, mas o time terá ainda Raul Boesel e Omilton Visconde, todos com Porsche GT3 RSR.

A Scuderia 111 também vai de Porsche, mas com o modelo Cup (foto) e o único piloto assegurado até o momento é Guilherme Figueroa.
A Scuderia Tekprom contará com dois carros Ferrari e os pilotos serão Uberto Molo/Cláudio Capparelli (foto) e Lucas Molo/José Mário Castilho. A terceira Ferrari até agora inscrita será conduzida por Fábio Greco e Renato Cattalini, da FG Racing, que também confirmou o Maserati Light de Valter Rossette e Maurizio Billi. A Eurobike Motorsport está relacionada com o BMW M3, a ser conduzido pela dupla Henry Visconde/Fabio Sotto Mayor. É aguardada para os próximos dias a inscrição de um modelo Volvo pelo mesmo time.

Entre os protótipos nacionais, um dos mais esperados é o Dimep, da família Mello Pimenta. O pai Dimas II estará ao lado dos filhos Dimas III e Rodrigo. Os gaúchos Juliano Moro e Christian Castro acelerarão o MCR-T da Metal Moro, enquanto o Nascar 5.0 (Aloísio de Andrade Filho e Ciro Aliperti Jr.) e o Horus 2.8 (Paulo e Edson Machado) também vão competir na mesma prova que contará com Spyder Race (Luiz Abbade/Carlos Eduardo Fernandes, Felipe Benitez/Renan Guerra, Rodrigo Gonçalves/Maurício Isoldi/Fabrício Colla, Giocondo Rossi/Luiz Rossi/Sérgio Ventura e Heinz Halle/Fábio Steinbruch), Predador (Jair Bana/Carlos Eduardo Bana), OCR (Lorenzo Varassin/Paulo Varassin/Paulo Machado) e Scorpius (Eduardo Amorim/Antonio Marcondes).

Na disputa entre os carros de Turismo, o público poderá apreciar o Chevrolet Vectra de Samuel Russell/Fernando Rebellato/Ricardo Dilser, além do VW Gol (Algacir Sermann Filho/Beto Cazuni), o Fusca 1.8 de Nilson Cintra e José Roberto Ribeiro e o Chevrolet Omega, com Amauri Biem, Maurício Olio e André Carrillo.
Os treinos começarão na sexta-feira, 31 de julho, a classificação ocorrerá no sábado e a largada, no domingo, está marcada para as 13h00.

Américo Teixeira Jr.(MTB 18.702) Assessor de Imprensa da Prova

2009 - BMW M3 (70)
500km.bmw.01.392.tn.jpg
Fábio Souto Mayor/Henry Visconde

500km.77.01.648.tn.jpg

Construção e manutenção própria do site
Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução e cópia das fotos sem autorização expressa
(salvo crédito atribuído - respeite o direito autoral - pirataria é crime)
Sede do site - São Paulo, Brasil
INÍCIO - 03/Fevereiro/2007

Contador por bandeira do País do visitante desde 14/Abril/2009.
Counter by country flag visitor since April/14/2009

free counters